FÓRUM CAMINHO ANTIGO DO OURO | LAGOINHA - SP

Conheça:

O Projeto


Uma rota redescoberta: A trilha entre as vilas de Paraty e Taubaté é um projeto da pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Taubaté.

A equipe responsável pelo projeto é coordenada pelo Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), com a participação dos professores Ms. Eduardo Carlos Pinto e Ms. Rachel Duarte Abdala dos cursos de Geografia e História do Departamento de Ciências Sociais e Letras, além do bolsista Mauricio Pereira de Souza, aluno do 1° ano do curso de História.
O projeto busca consolidar, na leitura histórica regional, o importante papel de Taubaté na formação cultural e econômica do Vale do Paraíba do Sul e do Brasil.
O trabalho está fundamentado na pesquisa realizada pela paleógrafa Lia Carolina Prado Alves Mariotto, responsável pelo acervo documental da Divisão de Museus e Arquivo Histórico da Prefeitura Municipal de Taubaté e publicada na Revista de Filologia e Lingüística Portuguesa da Universidade de São Paulo.
O objetivo é proporcionar a professores, alunos e comunidade em geral a releitura histórica do Caminho Antigo do Ouro, que a partir do século XVI partia de Paraty, subindo as encostas da Serra do Mar, adentrando a região do Vale do Paraíba do Sul, através de trilhas que passavam pelos sertões de Cunha, Lagoinha e Taubaté, seguindo pela Garganta do Piracuama em direção às minas de Sabarabuçu.